Colaboradores do SJMR Boa Vista e Manaus compartilham experiências em Encontro Regional

Home / Boa Vista / Colaboradores do SJMR Boa Vista e Manaus compartilham experiências em Encontro Regional

Os crescentes desafios colocados pelo aumento do fluxo migratório e a atuação humanitária e apostólica do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, sobretudo na região norte do Brasil, foram temas centrais do “Iº Encontro Regional do SJMR Brasil”, que reuniu 23 colaboradores dos escritórios de Manaus e Boa Vista, entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro, na capital amazonense.

Durante quatro dias, as duas equipes puderam se conhecer, trocar experiências sobre o trabalho realizado na região e fazer reflexões, a partir de textos como a “carta fundadora” do Serviço Jesuíta a Refugiados, de Pe. Pedro Arrupe e documentos jesuítas que estabeleceram orientações e objetivos para o apostolado e trabalho social com migrantes e refugiados.

Além dos momentos de leituras, apresentações, deserto e reflexões sobre a espiritualidade inaciana, os participantes também assistiram um vídeo explicativo do Padre Geral Arturo Sosa, sobre as Preferências Apostólicas Universais dos Jesuítas para o mundo, nos próximos 10 anos: 1 – Mostrar o caminho para Deus, por meio dos Exercícios Espirituais e do discernimento; 2- Caminhar junto aos “descartados do mundo” e vulneráveis em sua dignidade; 3 – Acompanhar os jovens num futuro promissor e 4 – Cuidado com a Casa Comum.

O encontro reuniu 18 colaboradores de Boa Vista e 05 de Manaus, que além dos momentos de reflexão e planejamento, também tiveram tempo de convivência e passeio pelos pontos turísticos de Manaus, como o encontro dos rios Negro e Solimões e visita a comunidades indígenas. “Boa Vista e Manaus são escritório que possuem muita relação, devido ao atual contexto da mobilidade de venezuelanos e foi um momento oportuno de interação. Tivemos um tempo de partilha e oportunidade para fazermos um passeio pelos documentos jesuítas, que tratam das pessoas migrantes e em situação de refúgio. Aprofundamos também a espiritualidade inaciana na atuação com os refugiados”, ressaltou Pe. Agnaldo Junior, diretor nacional do Serviço Jesuíta.

Estiveram presentes nas atividades Pe. Vanildo Pereira, superior dos Jesuítas em Manaus, Escolástico Jesuíta Paulo Henrique Laurêncio, que colabora no SJMR Manaus e, ainda, os Irmãos Jesuítas, Aquilino e Deivison. O encontro foi encerrado com uma celebração em que recordamos o primeiro ano de atividades do escritório de Manaus.

Deixe um Comentário