SJMR Brasil realiza encontro do Conselho Nacional em Belo Horizonte (MG)

Home / Belo Horizonte / SJMR Brasil realiza encontro do Conselho Nacional em Belo Horizonte (MG)

A capital mineira acolheu entre os dias 27 e 30 de julho o encontro do Conselho Nacional do SJMR Brasil, que reuniu colaboradores do escritório e da comunicação nacional, além dos coordenadores e da equipe administrativa dos centros de atendimento de Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).

De acordo com Pe. Agnaldo Junior, diretor nacional do SJMR Brasil, a reunião do Conselho acontece regularmente a cada semestre mas, desde o início da pandemia, esta foi a primeira oportunidade de reunir toda a equipe para o monitoramento e consolidações de procedimentos internos. “O Conselho Nacional é uma instância deliberativa e avaliativa do nosso trabalho enquanto rede. Nele, acompanhamos todas as nossas iniciativas para avaliar nossos passos e saber até onde queremos chegar. Como diretor nacional, reunir novamente o Conselho Nacional do SJMR Brasil também é a oportunidade de consolidar nossos processos e pensar a sustentabilidade da rede, além de parcerias e financiamentos de projetos futuros que garantam a prestação gratuita de serviços e atendimentos aos migrantes e refugiados na ponta”, destacou o diretor.

O encontro iniciou-se pela análise do contexto da Venezuela, com Manuel Zapata, e pela discussão da conjuntura política brasileira, com Pe. Geraldo De Mori, professor da Faculdade Jesuíta. Além do monitoramento das atividades e projetos da rede, o Conselho do SJMR Brasil também se reuniu com Pe. Mieczyslaw Smyda, Provincial dos Jesuítas no Brasil; Ir. Eudson Ramos, Administrador Provincial; Aragon Alberto Bergonci e Cristiane do Carmo, da Gerência de Recursos Humanos da Província e Pe. Álvaro Negromonte, SJ, superior para o núcleo Apostólico de Belo Horizonte.

Pe. Mieczyslaw Smyda, Provincial dos Jesuítas no Brasil, esteve com o Conselho do SJMR Brasil e ressaltou a importância do apoio da rede jesuíta às ações com migrantes e refugiados.

No encontro com Pe. Smyda, o Provincial ressaltou o serviço que realizamos no Brasil estão em consonância com as prioridades da CPAL (Haiti, Cuba e Amazônia). Também destacou a importância do trabalho em rede e da presença do SJMR Brasil nas regiões de fronteira, fortalecendo as ações de assistência humanitária e proximidade com os pobres, vulneráveis e migrantes. “Sonho com esse corpo em rede e as ações SJMR integradas com outras frente de trabalho jesuítas. Portanto, ressalto a necessidade de formação e apoio da rede a todas as iniciativas com migrantes e refugiados. Dessa forma, podemos iniciar processos para lidar de forma mais adequada com os vulneráveis e encaminhar soluções para uma nova realidade”, enfatizou Pe. Symda.

Visita ao SJMR Belo Horizonte

Visita aos espaços do SJMR Belo Horizonte: Vila Alberto Hurtado e Centro de Atendimento.

O Conselho do SJMR Brasil também visitou os espaços de atendimento e acolhimento do SJMR, em Belo Horizonte. Na visita à Vila Alberto Hurtado, centro de formação e espaço de acolhimentos para pessoas migrantes, em parceria com as Irmãs do Sagrado Coração de Maria, ACNUR e Rede Acolhe Minas, a equipe do Conselho Nacional conheceu a realidade dos indígenas venezuelanos Waraos que estão acolhidos na localidade. As equipes de proteção, integração social e redes de incidência sociopolítica também receberam o Conselho Nacional, no centro de atendimento, e puderam detalhar um pouco das ações realizadas na atenção de migrantes e refugiados em todo o estado de Minas Gerais.

Deixe um Comentário