Nos dias 7 e 8 de março, o Setor de Meios de Vida do SJMR Boa Vista, em colaboração com o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), promoveu a oficina “Empreenda e Renda”. Esta iniciativa, realizada em homenagem ao Mês da Mulher, foi especialmente desenhada para abordar tópicos cruciais de empreendedorismo e educação financeira para mulheres no Brasil.
O principal objetivo do evento foi fornecer às mulheres participantes ferramentas essenciais para prosperarem como empreendedoras, com temas que incluem empreendedorismo, marketing, vendas, organização financeira e formalização de empresas. Além disso, a oficina ofereceu certificação, materiais com conteúdo relevante e orientação sobre como acessar editais de capital semente. Um aspecto valioso do evento foi a oportunidade de networking proporcionada, permitindo que as participantes construíssem conexões significativas dentro da comunidade empreendedora.
Um total de 75 mulheres migrantes e refugiadas participaram ativamente desta iniciativa, destacando o compromisso com a capacitação e inclusão dessas mulheres na economia local. Thaisa Freitas, Analista Social Sênior, compartilhou sua visão sobre a importância deste evento. “A iniciativa foi uma oportunidade de promover o empoderamento feminino, fomentar a inclusão econômica, estimular a inovação nos negócios, criar redes de networking e colaboração, além de reconhecer e celebrar as conquistas das mulheres empreendedoras ou que já identificaram seu potencial para empreender”, concluiu.