Entre os dias 09 e 20 de setembro, o escritório de Belo Horizonte do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados recebeu a Diretora Nacional, Flávia Reis, para uma das visitas de acompanhamento realizadas ao longo do ano.
Ao longo de duas semanas, a Direção pôde acompanhar a execução dos projetos em Belo Horizonte, bem como realizar algumas visitas institucionais aos parceiros públicos e privados, que possuem interface para o atendimento de apátridas, migrantes e refugiados no município e região metropolitana.
A visita começou com uma capacitação fornecida pela equipe do SJMR para a Casa de Direitos Humanos de Contagem, equipamento público recém-inaugurado, que buscará ser um ponto no território onde pessoas migrantes, refugiadas, da comunidade LGBTQIAPN+, poderão receber orientações, acessar serviços e receberem encaminhamentos para outras pastas do município.
Ainda no dia 10/09, o SJMR esteve presente no Ciclo de Debates, promovido pela Diretoria Regional de Assistência Social (DRAS) do município de Belo Horizonte, ocasião em que os serviços do SJMR foram apresentados, bem como sua interlocução com os serviços socioassistenciais ofertados pelo município. Além do SJMR e da DRAS, estiveram presentes os coordenadores, gerentes e responsáveis técnicos dos equipamentos municipais da rede de assistência, como dos Centros para a População em Situação de Rua (Centros POP’s), outros abrigos conveniados à Prefeitura, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referências Especializados em Assistência Social (CREAS).
A Diretora também pôde conhecer o Projeto Vias de Reconhecimento e Reconciliação, realizado em alguns sábados letivos do Ler e Tecer, que busca promover espaços de participação entre migrantes e refugiados para a criação de comunidades de solidariedade, como iniciativa de apoio pastoral aos migrantes e refugiados atendidos pelo SJMR Brasil em Belo Horizonte.
Na segunda-feira, 16/09, foi realizada uma visita à Delegacia de Migrações (DELEMIG) e à Superintendência de Polícia, ambas da Polícia Federal, para apresentação do novo corpo diretivo do SJMR, bem como para alinhar futuras possibilidades de ações conjuntas, sobretudo para a regularização migratória de pessoas apátridas, migrantes e refugiadas que estejam em situação de vulnerabilidade.
Ao longo de sua visita, a Diretora Flávia Reis se encontrou com a Gestora de Projetos da Congregação das Filhas de Jesus, Maria José Brant, para apresentação institucional e monitoramento do Projeto Acolher e Proteger, que celebra em 2024, 11 anos de parceria. Além da avaliação das atividades já realizadas, foram discutidos caminhos futuros para a atuação em conjunto entre o SJMR Brasil e a Congregação das Filhas de Jesus.
Além da presença junto à equipe, a visita da Diretora Nacional favoreceu a compreensão pelos parceiros das ações executadas pelo SJMR Brasil em termos operacionais, a nível nacional, bem como contribuiu, em especial, para divulgação das ações realizadas em outras localidades onde a instituição executa sua missão, de acompanhar e servir às pessoas apátridas, migrantes e refugiadas em situação de vulnerabilidade.