SJMR em Manaus realiza Encontro de Hospitalidade e Interculturalidade das Mulheres da Comunidade do Mauazinho (AM)

Home / Manaus / SJMR em Manaus realiza Encontro de Hospitalidade e Interculturalidade das Mulheres da Comunidade do Mauazinho (AM)

No marco do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o SJMR em Manaus promoveu um encontro de hospitalidade e interculturalidade com mulheres da Comunidade do Mauazinho, em Manaus (AM). Com o objetivo de fortalecer a cultura de paz e convivência, o encontro que contou com a presença de 30 mulheres migrantes, refugiadas e brasileiras, faz parte da proposta do Programa “En las Fronteras del Sur”,promovido em parceria com a Inditex e a Organização Entreculturas.

Na ocasião, as mulheres foram recebidas na Sede Administrativa da Associação dos Moradores e Amigos Do Mauazinho (AMAM) e participaram de dinâmicas voltadas para o tema do encontro. Algumas mulheres migrantes e refugiadas fizeram relatos sobre a sua chegada no Brasil e como elas foram recebidas no país. Também participaram de uma aula de conhecimento sobre a elaboração de sabão propiciado pela professora Esther, uma mulher brasileira empreendedora e solidária. Representantes da PADF em Manaus também apoiaram o projeto e estiveram presentes na atividade.

De acordo com a migrante venezuelana Irina Monroy, a experiência foi muito enriquecedora e necessária. “Me sinto agradecida de todo coração, em nome do meu povo venezuelano, por toda essa atenção que vocês tiveram hoje conosco. Nos ajudaram muito, encaminhando, assessorando em tudo o que se refere ao o que é migrar, na questão de nossa documentação e quais são os passos a seguir. Espero que esse encontro se repita mais vezes, já que há muitos venezuelanos aqui e vêm chegando mais a cada dia, e vamos precisar muito do assessoramento de vocês”, comenta.

Já para Leide Souza, Secretária da Associação AMAM, o encontro serviu para fortificar os laços de parceria. “Agradeço muito ao SJMR pela cordialidade, pelo humanismo e pelo acolhimento de ter vindo e ter dado valor ao nosso bairro. Isso foi muito importante, foi um dia maravilhoso, aprendemos a fazer sabonete. As mulheres que não vieram, perderam, deixaram de ganhar, porque foi uma coisa muito produtiva. A Associação AMAM só tem a agradecer vocês e que essa seja a primeira de muitas outras reuniões que vamos fazer”, afirma. 

Estiveram presente na ação os colaboradores do SJMR: Terida Guanipa (analista social), Sergio Granell (voluntário Entreculturas), Mikely Silva (analista social), Kevin Anjos (estagiário) e Maely Carvalho (voluntária de comunicação). “A atividade foi de grande relevância para que as mulheres pudessem expressar a forma que foram recebidas aqui no país, bem como para fortalecer a cultura de paz e melhorar a convivência na comunidade, abordando sobre a hospitalidade e interculturalidade”, finaliza Terida.

Confira as fotos:

Deixe um Comentário