Certificação celebra a conclusão de curso de Português para migrantes em Boa Vista

Home / Boa Vista / Certificação celebra a conclusão de curso de Português para migrantes em Boa Vista

Uma cerimônia de encerramento celebrou a conclusão do curso de português para 31 pessoas migrantes e refugiadas, no dia 18 de março, em Boa Vista. A iniciativa fez parte do Programa Integrando Horizontes, realizado pelo SJMR em parceria com a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) e Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

O curso de português como língua de acolhimento foi ofertado entre os dias 7 e 18 desse mês. A proposta buscou ensinar o idioma para que os migrantes possam utilizá-lo como instrumento de acesso à informação, nos diferentes contextos socioculturais. Ministrado pela professora Heloísa, do Instituto “Inspire Rebeca”, a metodologia utilizada pela professora abordou as estruturas linguísticas básicas do português por meio da natureza, função, organização e escritura linguística, ressaltando a prática da coerência e coesão na produção oral e escrita, de forma que o aluno consiga desenvolver o contato com a língua do país de acolhimento.

Durante a cerimônia de encerramento e certificação do curso, os alunos puderam expor seus aprendizados através de poesias, desenhos e até mesmo um coral musical. “Tendo como um de seus princípios fundamentais a autonomia e a priorização das pessoas, com o objetivo de integrar de forma efetiva os migrantes e refugiados na sociedade brasileira, o curso foi muito importante por possibilitar abrir novos horizontes para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural destas pessoas”, comenta Francisco Elineuton, assistente de coordenação do SJMR em Boa Vista.

Além de Francisco, também estiveram presentes na atividade Larissa Lucena e Thaisa Freitas, assistentes de projetos do SJMR. Confira o registro do evento feito por Vincent Montoya Branchi:

Deixe um Comentário