Estão abertas as inscrições para conferência Hospitalidade para Migrantes e Refugiados

Home / Brasil / Estão abertas as inscrições para conferência Hospitalidade para Migrantes e Refugiados

Estão abertas as inscrições para participação no evento “Sonhar a Hospitalidade para Migrantes e Refugiados: Utopia em descolamentos humanos?”, que será realizado neste sábado (28), a partir das 10h (horário de Brasília), pela plataforma Teams. O evento online terá a participação do Pe. Agnaldo Pereira de Oliveira Junior, Diretor Nacional do SJMR Brasil, e do Marcelo Lemos, coordenador do SJMR Belo Horizonte. Com o objetivo de promover um espaço reflexivo-desconstrutivo sobre a hospitalidade, gerando outros saberes, e reconhecendo na inovação de novas trilhas as múltiplas possibilidades de hospitalidade, a conferência irá abordar as antigas e novas teorias em hospitalidade e deslocamentos, além de iniciativas de acolhida fraterna e amizade social.

Com emissão de certificado, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/39adxQH

Hospitalidade

Considerando que o fenômeno dos deslocamentos num primeiro momento parece o próprio desafio, enquanto os desafios são os muros, as fronteiras, as hostilidades, as xenofobias, a falta de solidariedade e cada vez mais a ‘globalização da indiferença’, a “Hospitalidade é uma maneira concreta de não se privar deste desafio e deste dom que é o encontro com a humanidade mais além do próprio grupo” (FT, 90). Desse modo com os ciclos de conferências espera-se oferecer novos significados em Hospitalidade; proporcionar reflexões sobre hospitalidade a partir do signo ‘inovando trilhas’; exercitar uma análise crítica das ações de acolhida dos Estados; e promover inciativas inovadoras de acolhida fraterna e amizade social.

O evento é promovido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR-Brasil), Programa Tarin – UNISINOS, Cátedra Sérgio Vieira de Melo – UNISINOS, Forum “Vida em situação Irregular”- Alemanha, Universidad Autonoma do México e Programa Estado de Direito para América Latina da Fundação Konrad Adenauer (Regiao América latina). A conferência será transmitida pelo link: https://bit.ly/3pDxF3K.

Deixe um Comentário