Casa Dom Luciano acolhe novo grupo de migrantes em São Paulo

Home / Brasil / Casa Dom Luciano acolhe novo grupo de migrantes em São Paulo

No dia 19 de fevereiro, a Casa de Acolhida Dom Luciano, em São Paulo, acolheu novo grupo de migrantes e refugiados venezuelanos que foram interiorizadas desde Boa Vista (RR). O espaço é organizado pela Fundação Fé e Alegria em parceria com o SJMR Brasil. 24 pessoas serão apoiados durante três meses, com alojamento e auxílio na inserção local e laboral.

Com o apoio de uma equipe especializada na inserção local dos migrantes, na primeira etapa do processo de interiorização, busca-se garantir a integração socioeconômica dessas pessoas, por meio de vivências compartilhadas, apoio na inserção local e o suporte emocional e espiritual. Na etapa de formação, os migrantes são apoiados na empregabilidade e conhecimento sociocultural, com a oferta de cursos de português e capacitação profissional na área da saúde. Por fim, é feita a busca ativa de vagas, a adequação dos currículos, a divulgação dos perfis de trabalho e a divulgação de orientações sobre como buscar vagas de trabalho na nova cidade.

Os migrantes ainda recebem orientações sobre “Direitos e Autonomia” e, ainda, são acompanhados no acesso a rede de saúde pública como SUS, CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes), atendimento em bancos, universidades e outras instituições da rede de acolhimento ao migrante em São Paulo. Confira os registros da Interiorização abaixo.

Deixe um Comentário