SJMR e ACNUR promovem capacitação sobre “Migração e Refúgio” em parceria com instituições locais de Porto Alegre

Home / Brasil / SJMR e ACNUR promovem capacitação sobre “Migração e Refúgio” em parceria com instituições locais de Porto Alegre

A fim de capacitar a rede de serviços públicos locais sobre a temática da migração e refúgio e potencializar a garantia do acesso aos direitos sociais e políticas públicas no Brasil, o SJMR Porto Alegre, em parceria com diversas instituições locais, ofertou uma capacitação a trabalhadores da rede socioassistencial no dia 31 de maio.

O Seminário que ocorreu no Auditório do Centro Cultural Marli Medeiros (CEMME) do Centro de Educação Ambiental (CEA) é fruto de uma parceria entre o SJMR, o Núcleo de Educação Permanente da FASC e a Defensoria Pública da União, que se uniram para fortalecer o conhecimento e a articulação dos serviços e das instituições especializadas no atendimento à população migrante.

A capacitação teve como base as principais demandas dos técnicos do serviço público no atendimento a migrantes e refugiados, identificadas em levantamentos realizados no ano de 2021.

Da Zona Leste de Porto Alegre, participaram 38 funcionários das redes de proteção social da FASC, CRAS Leste I, CRAS Leste II, CREAS Leste, CPCA Serviço de Abordagem Social, Centro Cultural Marli Medeiros (CEMME), SAF AELCA, SAF Associação Liga de Amparo aos Necessitados (ALAN), Associação beneficente projeto Restaurar, Ilê Mulher, Conselho tutelar, Instituto Ágape e SAF Tijuca. Além disso, a capacitação contou com a participação de trabalhadores do Centro Pop e do Serviço de Abordagem Social de Viamão.

Os palestrantes do evento foram Anderson Fagundes, Analista Social de Proteção, Juliana Camelo, Analista Social com foco em Integração Comunitária, Edyson Alves, Analista Social de Integração, e Laura Ferrari Flores Ruschel, Assessora Jurídica.

Confira abaixo os principais registros do evento.

Deixe um Comentário