Programa “Portas Abertas” promove segunda edição do “Café com Empresários” em Esteio

Home / Brasil / Programa “Portas Abertas” promove segunda edição do “Café com Empresários” em Esteio

Com a proposta de contextualizar sobre o fenômeno da migração contemporânea e ampliar as oportunidades de emprego para pessoas migrantes e refugiadas nas regiões do Vale dos Sinos, o SJMR Porto Alegre, em parceria com a PADF e o ACNUR, realizou a segunda edição do “Café com Empresários”, no dia 08 de junho, no CDL de Esteio.

A cidade de Esteio foi escolhida para a segunda edição do evento, uma vez que o município tem sido bastante acolhedor com os migrantes e refugiados, contando com um centro permanente de acolhimento, assim como abrigos que auxiliam na integração dos recém-chegados à sociedade brasileira. 

Inicialmente, foi realizada a apresentação da instituição, com a explanação de dados de atendimentos, locais de atuação, descrição das atividades desenvolvidas no Serviço, história das políticas de migração no Brasil e no mundo, leis que regem os direitos e deveres da população migrante e documentos necessários para contratação.

Em um segundo momento, houve uma apresentação do setor de Integração Socioeconômica, o qual mostrou os perfis dos migrantes em idade laboral atendidos no escritório e apresentou a Campanha Portas Abertas, assim como o funcionamento do processo de parcerias entre as empresas e o SJMR. Neste momento, houve o relato em vídeo da empresa Favorita e Romance do Grupo CrisDu, a qual é parceira do serviço desde o ano passado.

“Hoje temos três migrantes trabalhando conosco, no início pensávamos que teríamos dificuldades com relação a comunicação, porém o dia a dia nos mostrou o quanto podemos aprender uns com os outros. Hoje eles estão integrados e falam nossa língua de forma fluente, nós também aprendemos muito com eles. Foi a melhor decisão que tivemos ao contratá-los,” afirma Tatiana da Silva, gerente do Sacolão Real.

O encontro contou com a participação de profissionais das empresas Sacolão Real e Servilit e dos órgãos públicos da região: Câmara dos Dirigente Lojistas de Esteio, SINE e FGTAS. Da equipe do SJMR estiveram presentes Edyson Alves da Silveira, analista social de Integração Socioeconômica, Laura Ferrari Flores Ruschel, assessora jurídica do departamento de Proteção, Franciele Santos da Silva, analista social de Gestão de Parcerias, e Ana Vitória Mendez, estagiária de Gestão de Parcerias e Comunicação.

Confira os principais registros do evento abaixo.

Deixe um Comentário