SJMR em Boa Vista promove treinamento para equipe da AVSI Brasil

Home / Sem categoria / SJMR em Boa Vista promove treinamento para equipe da AVSI Brasil

O SJMR em Boa Vista realizou, no dia 05 desse mês, um treinamento sobre proteção de migrantes e refugiados indígenas para a equipe de trabalhadores humanitários da AVSI Brasil, que assumiu temporariamente a coordenação do abrigo Pintolândia – o maior abrigo de Roraima designado para a população indígena migrante. A capacitação, que foi realizada por solicitação da AVSI, teve o intuito de explicitar quais são os principais desafios encontrados em trabalhar com essa comunidade.

Durante o treinamento, foram abordadas algumas questões como: o contexto de deslocamento forçado da população indígena, quais desafios eles costumam enfrentar e como a organização pode trabalhar para mitigar todos os possíveis danos dentro do abrigo. Além disso, também foram discutidas estratégias de ações que respeitam as especificidades da comunidade e valorizem a história e cultura dos povos originários.

De acordo com Rafael Souza, oficial de proteção de SJMR, essa parceria com a AVSI é de muita importância para a rede de conexões que o centro de atendimento está construindo. “Na capacitação, nós focamos em falar sobre os planos de proteção de base comunitária que envolvem a comunidade, principalmente as lideranças, que são atores importantes e primordiais dentro dos abrigos. Além disso, falamos sobre o fluxo de gestão de casos de violência baseada em gênero e proteção infantil”, relata.

Realizada no escritório da AVSI Brasil, estiverem presentes na iniciativa a equipe responsável pela coordenação do Abrigo Indígena Pintolândia, Rafael Souza (Oficial de Proteção SJMR) e Miguel Asensi (Analista de Meios de Vida SJMR). ‘’As trocas de experiências foram essenciais para o conhecimento da equipe que iniciou a gestão do abrigo indígena Pintolândia, principalmente devido ter sido focado em proteção de base comunitária e mitigação de danos’’, comenta Evellys Cristina, assistente de proteção de base comunitária – AVSI Brasil.

Deixe um Comentário