Reinserção laboral: SJMR em BV realiza orientação para migrantes em busca de emprego

Home / Boa Vista / Reinserção laboral: SJMR em BV realiza orientação para migrantes em busca de emprego

Para promover a cidadania e a reinserção laboral de migrantes e refugiados, o SJMR em Boa Vista promoveu, nessa segunda-feira (17), uma orientação para as pessoas que estavam em busca de emprego. Fazendo parte do Programa Integrando Horizontes, iniciativa realizada em parceria com a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) e o Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos, durante a ação, também foram apresentados os serviços oferecidos pelo SJMR, tais como confecção de currículos e emissão de Carteira de Trabalho Digital.

A ideia da iniciativa surgiu devido à forte demanda por essas orientações e disposição por parte da comunidade de migrantes em tirar dúvidas sobre aos documentos necessários para a reinserção laboral no território brasileiro. Na oportunidade, também foram feitos cadastro o programa de interiorização “Acolhe Brasil”, que possui vagas para a Casa de Acolhida “Dom Luciano”, em São Paulo (SP).

Com a orientação, os migrantes e refugiados recém-chegados ou não, tiveram conhecimento sobre quais são e como acessar os seus direitos e deveres no Brasil. “Atividades como essas representam cuidado e preocupação com aqueles que não tem acesso adequado a informação e, principalmente, aos seus direitos e deveres como cidadão, dada uma realidade jamais vivida por nossos beneficiários. Contudo, a fim de guiá-los, conseguimos dar-lhes assistência e, principalmente, uma direção”, comenta Carlos Miguel Asensi, analista social de meios de vida, no SJMR, e coordenador da ação.

Deixe um Comentário