SJMR acompanha a chegada de repatriados brasileiros no aeroporto de Confins (MG)

Home / Belo Horizonte / SJMR acompanha a chegada de repatriados brasileiros no aeroporto de Confins (MG)

O SJMR em Belo Horizonte, por meio da sua atuação na Câmara Técnica de Migração no Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, ao Enfrentamento do Tráfico e à Erradicação do Trabalho Escravo de Minas Gerais (Comitrate), acompanhou a chegada de brasileiros repatriados dos Estados Unidos, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves localizado no munícipio de Confins, na última sexta-feira (18) e expressa a sua solidariedade às famílias brasileiras repatriadas. 

Além do analista social, Henrique Galhano, do SJMR em Belo Horizonte, também estavam presentes a Dra. Rachel Passos, defensora pública do estado (DPE); a deputada Andréia de Jesus, presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia de Minas e Alexandre Canuto, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESE).

Durante a escuta, os brasileiros repatriados relataram condições desumanas no tratamento recebido nos centros de detenção nos Estados Unidos, incluindo privação de sono, alimentos, além de péssimas condições sanitárias. Diante do exposto, será encaminhado um relatório para as autoridades competentes do estado, cobrando urgência na tomada de ações efetivas para o acolhimento desses migrantes.

No ano passado, 2.150 brasileiros foram repatriados para o Brasil. Neste ano, 12 voos já partiram do país americano e, até o momento, 1.480 pessoas tiveram de retornar para o Brasil. Na última sexta-feira, 291 pessoas, entre adultos e crianças menores de idade, que desembarcaram em dois voos, em Confins.

O SJMR Brasil ressalta que migrar é um direito humano universal e segue na defesa dos direitos e por condições mais humanas e dignas para todas as pessoas migrantes.

*Fotos: Assessoria da Dep. Andréia de Jesus.

Deixe um Comentário