SJMR e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte promovem curso para a inclusão digital de refugiados indígenas Warao

Home / Belo Horizonte / SJMR e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte promovem curso para a inclusão digital de refugiados indígenas Warao

A inclusão digital e tecnológica, como ferramenta para ampliar as possibilidades de inserção local de refugiados indígenas Warao, tem sido uma aposta do SJMR em Belo Horizonte, que em parceria com a Prefeitura Municipal está oferecendo curso de informática para 20 migrantes venezuelanos. A capacitação está sendo realizado na Escola de Informática Data Byte e busca proporcionar conhecimento no pacote office e treinamentos para desenvolvimento profissional.

O início da aula inaugural foi marcado pela breve fala do indígena venezuelano Andy Tovar, que compartilhou um pouco das origens, costumes, cultura, trabalho e formas de lazer do seu povo. O depoimento causou comoção entre a equipe de colaboradores da escola e demais ouvintes. Em seguida, os alunos puderam compreender, através de uma didática básica e adaptada para os indígenas, as principais funcionalidades e os elementos que compõem um computador de mesa.

“Considero que foi um momento mágico para todos que o vivenciaram. Foi muito gratificante sentir a alegria dessas pessoas e seus primeiros momentos em um mundo completamente desconhecido por eles, até então. A equipe da escola também ficou muito feliz e emocionada com o contato com uma turma de alunos especialmente ímpares,” afirma James Cunha, um dos analistas Sociais da equipe de Meios de Vida do SJMR, que acompanhou a aula inaugural junto com os colaboradores Nathalia de Oliveira e Elias Pereira.

O curso terá dois encontros semanais e será realizado até dezembro, num total de 80h/aula. Com a capacitação, os indígenas ampliarão os conhecimentos de tecnologia, como a internet por exemplo, o que possibilitará melhores chances para a inserção no mercado de trabalho, além de abrir novos horizontes à população Warao.

Confira abaixo os principais registros do evento.

Deixe um Comentário