SJMR Brasil promove jornada de aprendizagens sobre migração para equipe da Belgo Bekaert Arames

Home / Bahia / SJMR Brasil promove jornada de aprendizagens sobre migração para equipe da Belgo Bekaert Arames

Nesta quarta-feira (09), o SJMR em Salvador promoveu uma jornada de aprendizagens sobre migração e refúgio para equipes da empresa Belgo Bekaert Arames. Com o objetivo de sensibilizar e transferir conhecimento sobre as políticas de migração e refúgio, bem como detalhar os desafios enfrentados, a atividade abordou os direitos dessa população em território brasileiro e contou com a participação de aliados e voluntários do grupo de afinidade “Refugiados e Migrantes em situação de vulnerabilidade”.

Durante a capacitação, foram apresentados os principais conceitos sobre migração, os contextos migratórios da Bahia e de Minas Gerais. Também foram disponibilizados espaços de debate para dúvidas e questões referente a inserção laboral. Além de buscar sensibilizar cada vez mais pessoas a conhecerem os direitos de migrante e refugiados, a atividade buscou quebrar estereótipos e, ainda, relatou casos bem-sucedidos que retratam a importância das empresas estarem mais próximas da causa, enquanto um compromisso que pode mudar a vida de muitas pessoas que buscam recomeçar no Brasil.


As colaboradora do SJMR, Rosiane Trabuco, analista de integração do SJMR na Bahia e Camilla Cristie, assessora jurídica do SJMR em Belo Horizonte, foram as responsáveis por ministrar a atividade.

“Na oportunidade, além da capacitação, esclarecemos as responsabilidades dos aliados e voluntários, apresentamos as lideranças envolvidas e os projetos em curso, assim como discutimos cases de nossa organização e desafios dessa trilha, que busca multiplicar os defensores dos direitos humanos e difundir o patrimônio intelectual e cultural dos migrantes e refugiados, tornando a nossa empresa mais diversa, inclusiva e responsável socialmente”, relatou Frederico Paranhos, co-líder do grupo de afinidade “Refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade”.

Estiveram presentes na jornada: Luiz Mariani (Sponsor do grupo de afinidade “Refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade”), Luciana Macedo (Gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social), Laiana Gomes (Líder interina do grupo de afinidade “Refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade”) e Frederico Paranhos (Co-líder do grupo de afinidade “Refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade”). “Como voluntario do SJMR, fico muito feliz com essa aproximação, que visa a troca de experiências entre as partes e a cooperação em prol de avanços nesta causa”, comentou Frederico.

Confira os depoimentos de alguns participantes:

“Muito importante esse trabalho desenvolvido por vocês da SJMR. Se a situação já é difícil com vocês apoiando, e provavelmente outras instituições, imagino sem esse apoio. Certamente seriam muito mais difíceis!! Parabéns!!”

Carlos Roberto Batista

“Muito legal a sensibilidade de vocês. Fico profundamente feliz em aprender, e poder contribuir e ampliar o acesso deles dentro da Empresa e fora e transformar a vida dessas pessoas que merecem ter uma vida digna, com segurança, liberdade e igualdade.”

Nathalia Regina Pagliaminuta

Deixe um Comentário