Rede Jesuíta com Migrantes da América do Sul realiza assembleia virtual

Home / Brasil / Rede Jesuíta com Migrantes da América do Sul realiza assembleia virtual

Entre os dias 9 e 11 de novembro, foi realizada a Assembleia da Rede Jesuíta com Migrantes da América do Sul (SURAM). Representantes de 17 organizações vinculadas, entre elas o SJMR Brasil, além das equipes de coordenação da Rede Jesuíta com Migrantes da América Latina e Caribe se encontraram virtualmente para analisar juntos a realidade da migração forçada na América do Sul, avaliar as respostas na assistência humanitária e planejar as ações da região para 2022.

A assembleia virtual reuniu, a cada dia, mais de mais de 40 pessoas da Colômbia, Venezuela, Brasil, Equador, Peru, Bolívia, Uruguai, Argentina e Chile e reforçou o sentido e a necessidade de nos articularmos para ampliarmos nossa atuação e missão. Desde o primeiro dia, na mesa virtual de trabalho e diálogo, foram colocados sapatos que simbolicamente lembravam as pessoas com quem caminhamos. Também foi feito um apelo à constante necessidade de nos atualizarmos, renovarmos e ajustarmos os nossos sapatos para continuarmos o caminho, sobretudo para na busca de melhores horizontes para os direitos humanos e a dignidade pessoas forçadas a migrar.

Apesar dos desafios do fenômeno migratório, como a multiplicação dos fluxos, a dureza das políticas migratórias, a prática das deportações e militarização das fronteiras e as consequências da pandemia, também foram traçados planos e estratégias, além da troca de experiências significativas que trouxeram esperança e ânimo para a rede.

Deixe um Comentário