Alunos da Escola Projeto promovem arrecadação solidária de roupas em conjunto da Campanha Inverno Solidário

Em uma iniciativa solidária, o Grêmio Estudantil da Escola Projeto promoveu uma arrecadação de roupas e cobertores com a comunidade escolar para auxiliar migrantes e refugiados apoiados pelo SJMR, em Porto Alegre.

No mês de junho, o Grêmio Estudantil da Escola Projeto, ao montar o planejamento de suas ações, teve a ideia de fazer uma arrecadação de roupas para auxiliar as pessoas a enfrentarem o frio. A ideia se uniu com o convite do SJMR para que a comunidade escolar participasse da Campanha Inverno Solidário, a qual visa apoiar os migrantes e refugiados. 

Durante os meses de julho e agosto, os alunos se empenharam em promover a Campanha, construindo cartazes e enviando bilhetes às famílias para incentivar a participação de todos na arrecadação. 

“Para mim, enquanto adulto que estava apoiando as ações das crianças, a arrecadação me trouxe uma esperança na rede, como um  trabalho de formiguinhas, entre as pessoas que trabalham na instituição e fazem um trabalho tão bonito e acolhedor e a necessidade de   muitas ajudas da comunidade. A energia infantil das crianças para auxiliar, embora pareça  uma pequena parte, pode ser uma grande parte, sendo bem importante para quem necessita. Foi muito legal esse trabalho junto ao Grêmio e aposto que para eles e para elas conhecer o lugar e entender o funcionamento do Serviço deu a ação uma outra importância. Isso tudo é muito significativo e aposto que vai ficar marcado para as crianças e com certeza para mim também” comenta Rafael Bricoli, Professor de Teatro da Escola Projeto, responsável pela coordenação do Grêmio Estudantil neste ano.

As entregas das doações foram realizadas pelas crianças do Grêmio Estudantil da escola, nos dias 20 de julho e 11 de agosto, na unidade do Serviço em Porto Alegre. A visita proporcionou momentos de interação com os alunos, através da apresentação das atividades desenvolvidas dentro do Serviço.

“O apoio da Escola Projeto foi fundamental para a Campanha, ficamos muito felizes em construir o início de uma parceria, é encantador ver o interesse das crianças em ajudar e compreender a realidade migratória. Para mim, como ex-aluna da Projeto, é uma alegria fazer parte desta união do nosso trabalho com uma Escola que sempre se preocupou com questões sociais, culturais e ambientais, e que está super aberta para conversar sobre as questões migratórias “ comenta Ana Vitória Mendez, estagiária no SJMR Porto Alegre.


Siga em nossas redes sociais