SJMR fortalece redes solidárias e promove a inserção laboral de migrantes em Feira de Santana (BA)

Home / Brasil / SJMR fortalece redes solidárias e promove a inserção laboral de migrantes em Feira de Santana (BA)

Em Feira de Santana (BA), mais duas famílias de migrantes venezuelanos foram beneficiadas através do projeto Acolhe Brasil, desenvolvido pelo SJMR Brasil em conjunto com redes solidárias de acolhida e assistência social. Elas foram interiorizadas em outubro e recebidas pelos voluntários do Noviciado Jesuíta Nossa Senhora das Graças, que, ao todo, já forneceram apoio para quase 90 pessoas migrantes na cidade baiana, sendo parte deles interiorizados através do Acolhe Brasil.

Após chegarem em Feira de Santana, as sete pessoas ficaram instaladas na recém inaugurada Casa de Acolhida Santo Inácio. Com o apoio do grupo de voluntários, pessoas de ambas as famílias conseguiram se inserir no mercado de trabalho – um deles na Belgo Bakaerte, empresa que atualmente possui 13 migrantes em seu quadro de funcionários de Feira de Santana. Agora, a previsão é que até o fim de janeiro eles deem lugar para que novas pessoas sejam recebidas na casa.    

Maria Auxiliadora de Araújo, voluntária que coordena a equipe em Feira de Santana, analisa que a parceria com as empresas tem sido fundamental para o bom andamento do projeto e se diz contente em fazer parte da equipe que recebe os migrantes na Bahia.   

“A nossa equipe tem ficado muito feliz com o resultado do projeto. Quando nós vemos o agradecimento deles, é muito bacana ver como o que fazemos é grandioso para eles. É reconfortante e gratificante”, conta a voluntária.

 A parceria do SJMR com o grupo de voluntários em Feira de Santana já existe há mais de dois anos. O projeto começa com a interiorização de migrantes que residem em Boa Vista e continua após a chegada deles ao destino, através de apoio para inserção laboral, psicológico, médico e assistência social.

Deixe um Comentário