33ª Semana do Migrante na Arquidiocese de BH

Home / Belo Horizonte / 33ª Semana do Migrante na Arquidiocese de BH

Migrantes e refugiados que vivem na Região Metropolitana de Belo Horizonte se reuniram em uma Manhã de Cidadania, no Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem (MG). O evento marcou o encerramento da 33ª Semana do Migrante, realizada de 24 a 30 de junho pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte, Caritas Regional Minas Gerais e o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR).]

A 33ª Semana do Migrante é um iniciativa que aconteceu em todo o país, com o tema “A vida é feita de encontros” e o lema “Braços abertos sem medo para acolher!”, preparada pelas pastorais e organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que atuam com a causa migratória.

O objetivo da iniciativa é promover a “cultura do encontro”, tão motivada pelo papa Francisco, “fazendo crescer os espaços e as oportunidades para que os imigrantes e as comunidades locais possam se reunir, dialogar e passar à ação”.

Manhã de Cidadania

A Manhã de Cidadania reuniu, no sábado, dia 30, cidadãos haitianos, congoleses, peruanos, colombianos, dentre outros que participaram de uma feira de alimentos e artesanatos, com apresentações de músicas e danças de seus países. Aos migrantes e refugiados foram oferecidos serviços gratuitos relacionados à saúde, emissão de documentos, educação e lazer. Eles também participaram de momentos de oração, diálogo e reflexão.

Foto da Missa de Abertura - Semana do Migrante

Missa de Abertura

A programação foi aberta com Celebração Eucarística no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, prosseguindo, no dia 29, com uma Roda de conversa na Escola Superior Dom Hélder Câmara.

Deixe um Comentário